CONHECENDO O TEU NEGÓCIO
Em várias passagens escritas e grandes filósofos relatam que o maior caminho da sabedoria é conheça a ti mesmo. E quando trazemos isso ao nosso negócios o que significa conhecer a ti mesmo, ou conhecendo o teu negócio?
Vou tentar gerar algumas dicas para isso:
1- CONHEÇA O SEU PRODUTO:
Parece repetição, mas a pura verdade é que muitas pessoas conhecem superficialmente o seu produto.
Vejo isso em vários profissionais da área comercial. Conhece o que está no folder, qualquer pergunta fora do script: – Pronto! Pane Geral!!
Isso faz com que não tenha segurança perante o cliente. E o cliente somente compra se tiver confiança na pessoa que está vendendo algo.
Conhecer bem o produto é 50% da venda feita! É esse conhecimento profundo do seu produto que vai começar a gerar empatia junto ao cliente e abrir as portas para transformar um desejo em necessidade.
2- CONHEÇA OS SEUS LIMITES:
Conhecer os seus limites o torna forte, respeitado! Você deve saber muito bem o que o seu produto faz e também o que ele não faz e ter propriedade para falar qual a solução de contorno nos itens em que o seu produto não atende.
A posição de vender algo muitas vezes deixa o profissional com receio de dizer um “o meu produto não atende esse item” e o não conhecer os limites, faz com que ele não informe qual seria a solução para este item tornando assim possível o cliente escolher o seu produto.
Então o melhor é quando podemos responder ao cliente: “O meu produto não atende o item dessa forma, mas sim realizado as ações xyz ou fazendo em complemento com esse outro produto”.
Conhecendo bem o seu produto e os limites técnicos dele podemos sugerir caminhos alternativos e eficazes para que o cliente seja atendido.
3- CONHEÇA O SEU CLIENTE:
Agora vamos falar dos outros 50% da venda, que é conhecer bem o seu cliente, ou seja, o seu público. Isso é tão importante quanto o seu produto.
Primeira máxima que precisamos nunca esquecer é: “Pessoas compram de Pessoas!”
Isso mesmo!! O seu cliente é uma pessoa que possui manias e necessidades, e que realiza compras de acordo com o processo de compra da empresa dele. Conhecer bem o cliente é saber atender as suas necessidades dentro do processo do processo de compra da empresa dele. Oferecer produtos e serviços de acordo com as suas intenções de compra.
Os 3 pontos acima fazem que você aumente o relacionamento com os seus clientes e também a sua confiança.
A área comercial trabalha com relacionamento e por esse motivo que existem ferramentas que ajudam a gerir esses relacionamentos com os seus clientes.
O uso de um CRM (Customer Relationship Manager) é importante para identificar qual o seu nível de relacionamento e atender bem os 3 itens citados acima, pois uma boa solução você poderá armazenar históricos de e-mails, conversas, reuniões, produtos oferecidos, percepções do cliente e todos os itens necessários para se fechar um bom negócio.
Eu uso e oferto a solução Zoho CRM que me atende muito bem desde 2007 e me auxilia em manter o relacionamento com os meus clientes, conhecer melhor os meus produtos e seus limites e o mais importante conhecer o meu Cliente.
Passo a passo para acessar
1. Acesse o link acima;
2. Selecione o aplicativo CRM e/ou demais aplicações que desejar experimentar
3. Identifique o parceiro que irá te atender: KAFNETI
Prontinho! Você receberá o acesso