Como vender mais? Essa é a pergunta que todos os profissionais do ramo comercial fazem. Se digitar a frase “como vender mais” no buscador do Google, irá perceber que essa pergunta é feita por muitas pessoas.
Sabendo que alheio a qualquer circunstância sazonal do mercado, a interação de oferta e demanda permanece bem aquecida, a todo momento as demandas são criadas, seja por alimento, roupas, eletrônicos e etc.
A verdade é que tem sempre alguém procurando algo para comprar, sendo assim não preciso dizer que a arte de fazer vendas não está em apenas atender as demandas, e sim no relacionamento com os possíveis clientes.
Muitas empresas cometem o equívoco de considerar clientes apenas aqueles contatos que já estão presentes na carteira do comercial.
Hoje vou te mostrar através de 3 dicas simples que o método do CRM (Customer Relationship Management) pode transformar o seu processo de vendas, antes tratados como meros acontecimentos do acaso, em um processo de construção lógico e racional.
Dica 1: Venda é um ciclo contínuo
Como lemos no início deste artigo, as demandas nascem a todo instante e isso influencia também a geração de diversos tipos de oferta.
O nascimento de uma demanda nasce de diversas formas, podemos qualificar os tipos de demanda da seguinte maneira:
Essencial: São demandas criadas a partir da necessidade de adquirir serviços ou bens de consumo essenciais para a manutenção da vida e da saúde.
Exemplo : Alimentação, medicamentos e etc..
Superficial: São necessidade de aquisição de produtos nem tão fundamentais para a manutenção da vida ou saúde, mas nascem do desejo de possuir e utilizar algo estimado pela maior parte da sociedade, exemplo: celulares, TV’s, carros e etc.
Sabendo a essência das demandas, os produtos e serviços oferecidos devem ser expostos de formas específicas no site da sua empresa.
Desta forma, o consumidor que demanda uma necessidade saberá exatamente onde buscar.
Ocorre que o nascimento da demanda é o primeiro estágio em um ciclo de venda.
Se olharmos deste ponto de vista, podemos notar que a empresa que almeja maiores resultados deverá oferecer valor para atrair possíveis clientes ao seu site.
Esse ciclo do processo de venda segue um fluxo mesmo após ocorrer o fechamento da proposta.
Dica 2: Relacionamento é vital
Todos as pessoas têm necessidade de se relacionarem, serem ouvidas e suas demandas atendidas.
Essa interação que norteia as pessoas que demandam e as que ofertam deve ser pautada em prover soluções.
Mas só conseguimos prover soluções quando conhecemos as pessoas.
E o processo de conhecimento passa obrigatoriamente pelo relacionamento.
Relacionar consiste em acompanhar, dar aquele “Feliz Aniversário” um encontro em um workshop.
Todos estes são elementos que compõem a grade do relacionamento.
E o cliente só irá comprar o seu produto quando se sentir a vontade com você, pois ele precisa estar convencido de que você entendeu a sua demanda, e pode oferecer a melhor solução.
Dica 3: O Resultado deve ser construído
A crença de que o resultado deve ser construído, fortalece a cultura colaborativa da equipe comercial com o marketing.
Como na construção civil em que antes de iniciar a obra é necessário preparar o terreno e construir uma boa fundação, também ocorre com o processo de vendas.
Afinal, obter o reconhecimento dos clientes por um trabalho bem feito, gera fidelidade e pode render muitos negócios!
Boas Vendas!
Passo a passo para acessar
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