A melhor recomendação de que uma empresa pode ter é a de seus clientes. Por este motivo relacionamos 7 pontos importantes para conquistar o seu cliente.
Um ponto essencial é fazer a gestão do relacionamento com o cliente deste a captação a pós venda. São os cliente fieis que irão propagar os seus produtos e serviços para novos clientes em potencial. O objetivo é conquistar a confiança e simpatia do cliente, com isso o trabalho de vender ficará muito mais fácil. Conquiste verdadeiramente o seu cliente e não haverá concorrente ou preço baixo que o fará mudar de ideia de contratar o serviço em sua empresa.
1- Descobre que ele precisa
É importante analisar com as informações que tem sobre os seus clientes:
Ouça com atenção! O seu cliente tem uma necessidade e você precisa saber identificar exatamente qual é para que possa ajuda-lo. Deixar o cliente se expressar e informar qual é o problema que ele precisa de ajuda para resolver é essencial para você possa indicar o produto correto.
O corpo também fala! Perceba a comunicação não verbal: tom de voz, maneira de falar, maneira de gesticular, etc. A partir dessa comunicação não verbal você pode captar muitas informações e até mesmo ideias que o seu consumidor deseja te passar.
Questione! Formule perguntas interessantes que possam ajudar você a identificar exatamente a necessidade do seu cliente. Informações importantes que você deve procurar identificar:
Quem é responsável pela aprovação da compra ou participa do processo de decisão. Existe outras pessoas que serão envolvidas para a decisão da compra?
Quanto o seu cliente tem de orçamento?
Quando pretende realizar a compra.
Após qualificar o cliente você poderá sugerir um produto que atenda a necessidade dele.
2- Personalize o seu atendimento.
Atender o seu cliente e poder informa-lo com o status atualizado da sua compra ou um chamado no SAC da sua empresa com certeza mostrará ao seu cliente que você se importa com ele e irá surpreendê-lo. Com informações bem organizadas do cliente e armazenadas de forma customizada e centralizada que possa utilizar a qualquer momento podemos oferecer um atendimento personalizado para o cliente.
3- Mantenha contato.
Crie formas de contato com o seu cliente que sejam rápidas e produtivas. Deste a captação, pré-venda e pós-venda utiliza ferramentas integradas de e-mail, mídias sócias com a base de dados do seu cliente. Deste modo você saberá tudo sobre o seu cliente de forma centralizada e poderá atende-lo de forma mais rápida e eficiente.
4- Mostre o que você faz.
Seja transparente em apresentar os seus produtos e serviços e se possível convide o seu cliente a utilizar o seu produto ou demostre como o seu serviço funciona. Assim ele conhece o seu produto ou serviço e terá mais segurança para adquirir. Transparência no atendimento ao seu cliente em toda a etapa de relacionamento é essencial.
5- Atenda seus clientes de acordo com a prioridade de cada um
Cada cliente é único e gosta de ser tratado como tal. É possível separar sua carteira de clientes por grupos e definir estratégias de vendas diferenciadas. Por exemplo, clientes com maior regularidade podem ser priorizados, seja por estratégias de fidelização (promoções exclusivas, newsletters, etc), seja por meio do atendimento a esses consumidores, que precisam de maior atenção e comprometimento.
6- Promova experiências positivas
A venda envolve muitos momentos que passa desde a captação do cliente, realização da venda, entrega do produto ou serviço e o pós-venda. Durante todo este processo o cliente estará envolvido com a sua empresa e a experiência dele precisa ser a melhor possível. A ideia é investir em um bom relacionamento com o cliente e promover as melhores experiências possíveis durante todo o processo. Então garanta sempre um bom atendimento, uma boa entrega e uma boa comunicação com o seu cliente sempre de forma ágil e transparente. Um relacionamento forte com o cliente é a melhor impressão que você pode deixar. E não se esqueça quem cliente satisfeito rende muitos clientes.
7- Gerencie seus clientes e cadastros
É fundamental que você tenha um sistema para auxiliar na gestão do seu relacionamento com o cliente. CRM (do inglês Customer Relationship Management) é um sistema que te auxilia nesta gestão e onde é possível analisar os padrões de compra de cada cliente e muito mais. Utilize Zoho CRM e os outros produtos integrados como Zoho Campaigns, Zoho Support e Zoho Sales IQ para construir relações de confiança com os seus clientes.
Colocar o cliente como foco do seu negócio e ter uma visão 360 graus do seu relacionamento.
Convido você a ler outros textos que publicamos recentemente aqui no Blog.
Bons negócios!!