O mercado da tecnologia é o que mais cresce, e também é o que tem uma expectativa de crescimento cada vez mais atrativa. Segundo pesquisas da Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), a expectativa é que haja um crescimento de 3%, ficando acima da média global.
E Isso atrai muitas pessoas, mas muitos não sabem como dar início na carreira de desenvolvimento de softwares.
Quem deseja iniciar precisa, antes de mais nada, entender do panorama geral, saber quais as linguagens existentes e quais as mais utilizadas no mercado, como é a estruturação de um software e como você poderá aplicá-las da melhor maneira.
Para isso, separamos algumas dicas para esclarecer alguns pontos para você iniciar no desenvolvimento de softwares sem receios!
1 – Comece com objetivos.
Como em qualquer área, é importante começar do início, é importante ter uma base sólida em lógica de programação para poder trilhar o seu caminho sem erros, sabendo a base você consegue encontrar as melhores soluções em um curto espaço de tempo.
Também possibilita que você consiga trabalhar com diversas linguagens e plataformas de desenvolvimento.
Dessa forma é possível traçar um objetivo, escolha uma linguagem que deseja se aprimorar, e mantenha um foco para ir atrás do seu objetivo, buscando certificações e constante reciclagem do aprendizado.
2 – Saiba como funciona o Desenvolvimento de softwares
É um processo complexo que envolve diversos profissionais em etapas que são essenciais para que a sua aplicação tenha o resultado esperado, e para isso precisamos de dois profissionais alinhados: desenvolvedor e programador
O programador é a pessoa responsável pela linguagem de programação, e que saberá como irá estruturar o código para o programa.
O desenvolvedor tem um objetivo mais amplo e estratégico, irá
focar na concepção do programa, entendendo através do briefing quais as necessidades do cliente e o que ele está querendo da aplicação. É importante que o desenvolvedor consiga ter uma troca direta com o cliente, pois conseguirá planejar mais adequadamente o software.
3 – Faça um bom networking
Como todo profissional, é importante ter bons contatos para te ajudar a trilhar, podemos conhecer pessoas fazendo cursos, indo a eventos, fóruns na web, até mesmo, prestando pequenos serviços. O importante é sempre ter um bom relacionamento com as pessoas que possuam os mesmos interesses e experiências.
Mesmo você lidando diretamente com máquinas, não esqueça que ao redor temos pessoas, e é através delas que terá indicações para novas oportunidades, além de também conseguir trocar experiências sobre as novidades de linguagens e aplicações que estão em alta.
4 – Produza muito.
Por último e não menos importante, produza, é sempre importante colocar em prática o que está aprendendo. Além de conhecer possíveis erros e dificuldades que você terá na hora de produzir uma aplicação, você também pode descobrir maneiras mais práticas e efetivas para chegar ao mesmo produto final do seu software.
Se você que é iniciante na área de desenvolvimento e software, já se perguntou qual linguagem deve focar que irá ajudar a entrar no mercado de trabalho e começar a ganhar experiência, para sair de júnior para pleno e, enfim, para sênior.
Mas já pensou em alguma solução de low code?
Uma solução de low code pode ser a ferramenta necessária atualmente para muitas empresas, porém, não tem a mão de obra para tal, isso pode gerar oportunidade para você.
Aquela oportunidade que tanto precisa para iniciar a sua carreira na área de desenvolvimento
Um exemplo é o Zoho Creator. Temos poucos profissionais e essa pode ser a sua grande oportunidade. Se está pensando que precisa aprender algo profundamente para entrar no mercado de trabalho, Zoho Creator pode ser a solução, o low code pode ser o seu caminho.
Pense sobre isso, é muito fácil de aprender e muito mais tranquilo o seu caminho de aprendizado, isso porque com um aprendizado de 2 ou 3 horas você já começa a criar um aplicativo.
Por fim, mantenha sempre o foco no que você deseja alcançar e mantenha-se atualizado, dessa maneira terá grandes oportunidades no mercado.