Muitas vezes, o CRM é compreendido apenas como um aplicativo ou uma ferramenta, enquanto no sentido real do termo é uma maneira de fazer negócios. Pode haver inúmeras razões para as empresas a implementar CRM.
Hoje, quase refere-se a uma estratégia de negócio inteiro. Assim, enquanto o termo se refere a uma abordagem sistemática para lidar com relacionamentos com os clientes, que também inclui uma abordagem holística para a estratégia de negócios
A sigla CRM (do inglês Customer Relationship Management) que em português é traduzido comoGestão do Relacionamento com o Cliente, é um termo originalmente definido e projetado para melhorar o serviço ao cliente. Vamos analisar cada eixo deste sistema:
- Cliente refere-se a uma entidade que adquire ou consome produtos ou serviços de uma empresa desejada (através do processo de compra ou arrendamento) por um preço decidido mutuamente. O cliente tem a possibilidade de escolher entre diferentes produtos e fornecedores.
- Relacionamento no negócio refere-se a um estado que envolve relações mútuas entre as pessoas ou partidos. Trata-se de interações com clientes ou candidatos (leads / prospects) para entender melhor suas necessidades e para construir uma expectativa através de diferentes canais de comunicação. Quanto mais se interage, mais chances de construir um forte relacionamento comercial com base na compreensão adequada dos clientes.
- Gestão refere-se à gestão de interações com o cliente. Isso não significa apenas o suporte ao cliente, mas em seu verdadeiro sentido visa mobilizar toda a organização para a gestão de todas as interações com os clientes, criando assim um pensamento centrado no cliente e agir.
No entanto, vamos dar uma olhada em alguns dos mais aparentes benefícios do uso de um CRM:
- Visão 360 graus de negócios
- Compartilhamento de dados no nível organizacional
- Reduzir o custo de aquisição de clientes
interação com o cliente de modo centralizado - Melhorar o suporte ao cliente
- Aumentar a satisfação do cliente
- Melhorar a retenção de clientes
- Impulsionar novos negócios
- Aumentar a receita a um baixo custo
Vocês devem estar se perguntando: Como terei tudo isto em apenas um sistema?
Vamos detalhar melhor cada ponto identificado:
Visão 360 graus de negócios:
Acompanhe todas as oportunidades de vendas de ponta a ponta em um ciclo de vendas.
Essencialmente, CRM funciona através da captação de informação dos consumidores, analise das informações recolhidas para entender as necessidades dos clientes ou do mercado e qualificá-lo e ajustar campanhas de marketing neste sentido de forma a aumentar as vendas.
Em qualquer negócio, o fluxo de trabalho CRM pode ser resumido em:
– Recolhimento de informação do consumidor.
- Analise das informações coletadas para entender as necessidades do cliente ou do mercado.
- Campanhas de Marketing ajustadas para aumentar as vendas.
Compartilhamento de dados no nível organizacional
Toda a empresa terá os dados do relacionamento com o cliente em tempo real e compartilhado de acordo com perfil de acesso. Oportunidades de vendas associar com contas, contatos, atividades e outros módulos para ter uma melhor visibilidade sobre as oportunidades. Alertar o público-alvo da sua organização quando um grande negócio se concretize ( grande quantidade de alerta ) ou está em fase de conclusão
Reduzir o custo de aquisição de clientes
Utilize o Marketing e o suporte ao Cliente para garantir que o cliente continua com a sua empresa para que você possa continuar realizando vendas. Acompanhe a concorrência em cada oportunidade de negócio e avaliar seus pontos fortes e fracos
Interação com o cliente de modo centralizado
Todo envio de e-mail, atividades, ligações telefônicas, reuniões, eventos, notas, propostas deverão ser enviados ou registrados no CRM. Importação oportunidades de vendas de negócios ou de CRM soluções e serviços de terceiros usando Assistente de Importação e Zoho CRM API
Melhorar o suporte ao cliente
Utilizar o módulo de Casos e Soluções para o suporte ao cliente. O cliente bem atendido é um cliente feliz e que vai sempre querer fazer negócios com a sua empresa. A Zoho possui também um sistema de atendimento do cliente, Zoho Support, que é totalmente integrado ao CRM e a sua equipe de Vendas terá toda a visibilidade que como esta o atendimento ao cliente.
Aumentar a satisfação do cliente
Nada melhor para a satisfação do seu cliente do que ter as informações dele atualizadas. Você se lembra da velha e boa mercearia, lá na minha pequena cidade do interior de MG o Sr. José, dono da mercearia, sempre perguntava sobre a família, sabia se tinha alguém doente e principalmente o que havíamos comprado. Isto sabe porque? Porque ele usava a caderneta da família e anotava tudo. Acredito que a caderneta é a versão mais antiga do CRM.
Impulsionar novos negócios
Sabe aquela proposta perdida pois o cliente informou que o projeto foi paralisado, se esta informação foi devidamente incluída no CRM poderemos retornar o contato com o cliente no momento oportuno para que possamos realizar a venda.
Aumentar a receita a um baixo custo
Identificar e eliminar os gargalos no processo de vendas utilizando pipeline de vendas processo de escalonamento e vendas. Configure fase de vendas e probabilidade de ganhar ofertas usando facilmente.
Melhorar a retenção de clientes
Quando temos as informações atualizadas do cliente, atendemos as suas solicitações pós venda de maneira adequada e estamos sempre em comunicação com ele garantimos deste modo a retenção do nosso cliente. CRM também serve divisões de atendimento ao cliente e suporte – tornando as empresas eficientes e melhorar a satisfação do cliente.
Desde modo o CRM está se tornando cada vez mais importante entre as empresas. Pois como esta em crescimento a expectativa do cliente existe a necessidade das organizações de adotar novos serviços e estratégias de negócios para oferecer essa versatilidade no aumento de vendas, suporte ao cliente e integração com demais áreas de apoio a vendas como Marketing e Projetos.
Passo a passo para acessar
1. Acesse o link acima;
2. Selecione o aplicativo CRM e/ou demais aplicações que desejar experimentar
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