Cada vez mais as organizações estão mudando os processos de forma rápida e necessitando de agilidade constante de suas equipes, e como sempre, há um software suportando alguns de seus processos.
Imaginando um cenário em que um item deva ser mudando e é “Para Ontem”, a importância é para a sobrevivência de uma unidade de negócio ou mesmo para avaliar a eficácia de um processo.
Em uma aplicação desenvolvida por linguagem convencional, a criação de algo novo ou mesmo alteração de um processo, poderá levar algumas semanas para disponibilizar ao cliente final e também custará tempo e dinheiro da equipe de desenvolvimento.
As linguagens de Low-Code foram criadas para agilizar o processo de desenvolvimento, permitindo criar aplicativos através de configurações de funções já existentes e mesmo que seja necessário criar novos códigos, serão desenvolvimentos com agilidade e baixa complexidade.
Vivemos em um momento de escassez de desenvolvedores e ambientes suscetíveis a mudanças constantes.
Low-Code mais que uma tendência é mesmo uma necessidade, pois processos simples que hoje estão divididos em diversas e complexas planilhas, podem ser absorvidas por uma aplicação que demandou pouco mais de 1 semana para ficar pronta. Redução de custo de desenvolvimento.
LOW-CODE SÓ REDUZ CUSTO DE DESENVOLVIMENTO?
Geralmente as soluções de Low-Code reduzem custo de desenvolvimento por terem baixa complexidade dos códigos e funções utilizadas, mas há um benefício de utilizar infraestrutura especifica que reduz custos OnTime de aquisição e suporte de Servidores.
Aplicativos criados nesta tecnologia podem melhorar também os processos de transferência de conhecimento para a equipe técnica e treinamentos para as áreas clientes do aplicativo.
COM LOW-CODE POSSO CRIAR APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS?
Algumas soluções já possuem plataforma de desenvolvimento para IOS e Android, atendendo uma demanda de aplicativos para dispositivos móveis.
A portabilidade de uma aplicação desenvolvida em Low-Code para dispositivos móveis possuí a sua complexidade reduzida, geralmente as alterações serão na usabilidade do usuário, ajustes de tamanho de campo e tipos de consultas dos dados.
AINDA HÁ NECESSIDADE DE UM DESENVOLVEDOR PARA CRIAR UMA APLICAÇÃO LOW-CODE?
A necessidade sempre existirá e também é aconselhável ter um bom profissional de desenvolvimento.
Ao criar aplicativos utilizando ferramentas de Low-Code o seu desenvolvedor ganhará agilidade, mesmo em processos difíceis e complexos. Podendo focar em melhor qualidade da entrega do software e gastando menos tempo para entregar o projeto tão sonhado.
AS APLICAÇÕES SÃO SEGURAS QUANDO DESENVOLVIDA EM LOW-CODE?
Low-Code além de uma metodologia, há também a ferramenta que propicia a sua execução, em soluções de mercado conceituadas, os requisitos de segurança da informação e também performance são constantemente atualizados e revisados.
Utilizo a solução Zoho Creator, sendo a solução com maiores recomendações na PC Magazine e possuí uma grande quantidade de usuários, sem contar os desenvolvedores qualificados nessa plataforma.
QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA OBTER SUCESSO EM UM PROJETO LOW-CODE?
Ter bem definido os processos de negócios que serão automatizados dentro de sua empresa.
Escolher uma solução conceituada no mercado, recomendo o Zoho Creator.
Ter um parceiro de desenvolvimento que você confia e que conheça a solução. Hoje a Kafnet já possui mais de 20 projetos desenvolvidos em Zoho Creator e profissionais qualificados e certificados para atender melhor às necessidades de seu projeto.